domingo, 13 de julho de 2008

Padrão provisório

PONDENGO CRIOULO (BRASILEIRO)

VARIEDADE PEQUENA DE PÊLO LISO ou DE PÊLO DURO



Aspecto Geral: Cão de aspecto sólido, não esgalgado nem atarracado; nem excessivamente leve ou pesado.



Temperamento e Comportamento: Cão ativo, atento e observador, de expressão desconfiada com estranhos podendo se tornar agressivo, caso seu território seja invadido,porem mas meiga para com o dono e seus familiares. Equilibrado, apto à disciplina, porém destemido quando provocado, sob comando e, principalmente, em matilha (nestas ocasiões até javalis são abatidos,variedade grande). Com músculos marcados, dando a impressão de agilidade e determinação. Aspecto altivo. Não deve dar demonstrações gratuitas de agressividade, dóceis com humanos conhecidos e amigáveis, por ser uma raça ou vive em matilha a agressividade principalmente quanto a outros cães não deve ser tolerada; animal de temperamento semi-selvagem respeita o dono pela necessidade que a raça tem de um líder, mas se este for relapso, fraco ou ausente, um casal alfa poderá assumir a liderança da matilha."

Proporções Importantes: O comprimento do tronco deve ultrapassar à altura na cernelha em aproximadamente vinte e cinco por cento. A profundidade do peito deve ser aproximadamente 50% da altura na cernelha. O comprimento da cabeça deve ser proporcional ao tamanho do cão.

Cabeça: De comprimento médio. Relativamente profunda na região craniana. Arco zigomático de largo para médio. A largura do arco zigomático deve se sobressair em relação a do focinho, não devendo, no entanto, tal proporção ser exagerada. Linha superior do crânio, vista de perfil deve ser reta e ascendente no sentido proximal-caudal; vista de frente ligeiramente convexa, quase reta. O sulco mediano moderadamente pronunciado. A distância do occipital ao stop em relação à do occipital à ponta do focinho deve ser de 60%. Masséteres relativamente bem pronunciados.

Região Craniana: Crânio largo. Largura : A largura do crânio, na altura do arco zigomático, deve equivaler à distância entre o occipital ao stop e ser o triplo da largura do focinho na altura dos dentes caninos superiores. Stop: bem pronunciado, sem ser, no entanto, exagerado.

Região Facial: Focinho: de comprimento médio, reto, mandíbulas bem definidas, mas relativamente leve se comparada à largura do crânio e à potência dos masséteres. Trufa: preta ou podendo acompanhar a diluição da cor da pelagem (cão cinza, rajado-azul, isabela ou fígado) – trufas vermelhas cor-de-carne ou pretas são admitidas em cães avermelhados; bem desenvolvida, com narinas abertas;Dentes: fortes, bem alinhados, com fechamento frontal em tesoura.Lábios: ajustados e curtos; Olhos: médios; separados; de inserção frontal; no nível da face; amendoados, mas quase redondos. Pálpebras ajustadas não devendo mostrar a conjuntiva.Orelhas: eretas; pontudas; finas; de tamanho médio; de inserção média, mais para alta; voltadas para a frente. Íntegras. Pescoço: De comprimento médio. Forte, ligeiramente arqueado, engrossando do crânio aos ombros. Levantado, de porte relativamente alto. Desprovido de barbelas.
Tronco: Linha Superior: paralela ao solo, apenas com pequeno arqueamento na garupa.
Cernelha: relativamente alta e musculosa;
Tórax: alto e forte; .Dorso: relativamente curto;Peito: profundo, mas não em excesso (aproximadamente 50% da altura na cenelha);Costelas: profundas e razoalvelmente bem arqueadas;Antepeito: médio, visto de frente, sem dar a impressão de ser atarracado ou de leveza;Lombo: levemente arqueado;Ventre: linha inferior levemente esgalgada;Garupa: levemente arqueada.

Cauda: Grossa; de inserção média; devendo ser portada acima da linha do dorso, quando o cão se movimenta; com postura muito levemente côncava. Com 45% do comprimento do tronco.Membros Anteriores: Retos, com ossos retos e arredondados.Ombros: relativamente fortes e musculosos;Braços: relativamente fortes e musculosos;Carpos: fortes com dedos fortes e arqueados.

Membros Posteriores: Musculosos, fortes, com boa angulação. Coxas: musculosas. Jarretes: curtos e corretamente direcionados para frente.

Pés: De gato, mas não exageradamente curtos, como de um terrier.

Movimentação: Deve ser fluente, com força e agilidade. As patas devem se mover paralelamente com boa flexão nas patas e joelhos.Pele: Grossa, relativamente solta, mas sem qualquer resquício de barbelas.
Pelagem:
Variedade pêlo liso:
curta com até 2,5 cm de comprimento nos pêlos da cernelha. Densa e luzidia.
Variedade pêlo duro: podendo atingir até 5,5 cm de comprimento nos pêlos da cernelha. Densa; e áspera.
OBS:Este padrão é passível de mudanças.
Redigido por: Pedro Ribeiro Dantas

Nenhum comentário: